ENGENHARIA DE MÉTODOS E PRODUTIVIDADE


O processo de custeio é focado no produto, ou seja, os custos são alocados aos produtos, pois se pressupõe que todo item do produto consome recursos como mão de obra direta, horas-máquina ou material direto. Em contrapartida, o sistema ABC fundamenta-se em:

 


Nas vendas.


Nas cartas de venda.


Nas atividades como direcionadoras de custos.


No lucro como investimento dos custos.


Nos pedidos.

Numa indústria um operador executa uma operação com tempo-padrão (TP) de 1,20 minutos por peça, com um tempo disponível de 2,8 horas e com um tempo de 1,2 horas de parada por falta de matéria-prima. Após ter produzido 70 peças, qual é aproximadamente a eficiência desse processo?

 


60,24 %


73,65 %


67,05 %


50,45 %


87,50 %

A programação da produção tem como objetivo:

 


Alocar recursos limitados para a execução de tarefas ao longo do tempo.


Aumentar os estoques nas paradas para que o processo não fique a cargo dos clientes.


Ajustar o maquinário para que não haja perdas no material utilizado na produção.


Ajustar o maquinário para que não haja perdas no material utilizado na produção.


Deslocar os recursos disponíveis da área de produção para não interferir no processo.

A função principal de qualquer corrente é resistir mecanicamente a esforços de tração. Portanto, para melhorar a capacidade de resistência à tração de uma corrente, deve-se, identificar o elo mais fraco e, depois, aplicar lhe um reforço. Sendo assim, assinale a alternativa correta.

 


A defesa Operacional defende que o JIT em junção com o MRP II desfaça o elo desconectados desta corrente.


A TOC defende que o Mundo do Custo (em oposição ao Mundo do Ganho) considera as organizações como um conjunto de elos conectados em processo de junção.


O TMPC defende que o JIT em oposição ao MRP II considera as organizações como um conjunto de elos desconectados e separados.


O JIT defende que o Mundo do ganho juntamente com o Mundo Corporativo considera as organizações como um conjunto de elos desconectados preparados para a separação.


A TOC defende que o Mundo do Custo (em oposição ao Mundo do Ganho) considera as organizações como um conjunto de elos desconectados.

Em relação ao nível de diversificação de produtos em ambientes TOC e Custeio ABC, as estratégias de produtos de empresas envolvidas na TOC podem diferir grandemente daquelas das empresas que usam custos baseados na atividade (ABC). Assim, a TOC proporciona:

 


A redução de materiais proporcionando a queda nos pedidos para que a venda aumente.


A estratificação das vendas a nível de pedidos e remessas a serem devolvidas.


Redução na carta de vendas, nos pedidos realizados e consequentemente aumento de unidades produzidas.


Redução no lucro assim como investimento dos custos abaixo do mercado.


A possibilidade de mais variedade na oferta de produtos de uma empresa.

Goldratt define a TOC como uma filosofia que aplica crenças, definições e métodos praticados pelas ciências exatas para entender e administrar o mundo material em sistemas compostos por pessoas (indivíduos e organizações). Obtém-se um entendimento melhor da TOC quando se têm em vista quatro ferramentas. Das alternativas abaixo qual delas não faz parte de uma das quatro ferramentas da TOC?

 


Gerenciamento de Restrição


Contabilidade dos Ganhos


Contabilidade gerencial dos fornecedores


Processo de Raciocínio


TPC (Tambor, Pulmão e Corda)

O parâmetro indicativo que está relacionado ao dimensionamento do tempo envolvido no fluxo de produção por item, denomina-se:

 


Tempo de Trabalho


Tempo de Processo


Tempo de Linha


Tempo Padrão


Lead Time

O balanceamento de linha de produção implica basicamente na resposta que um analista de processo de fabricação deve dar para ajustar o processo produtivo. O balanceamento de linha apresenta particularidade em função do produto, processo e recursos de manufatura requisitados. Pode ser considerado também na hora de realizar um balanceamento de linha o (a):

 


Lean Manufacturing


Posicionamento de maquinário distante do processo


Pequenos espaços entre as máquinas eliminando o fornecimento de material


Fornecimento de matéria prima para fornecedores


Estoque de fornecedores

Carga-máquina é a relação percentual entre o produto do tempo padrão de uma peça por uma quantidade definida da mesma e o tempo disponível para a execução dessas peças. Os cálculos de cargas-máquina podem ser feitos para uma máquina, um grupo ou linha de máquinas, ou para todas as máquinas da empresa, durante períodos diversos, tais como, por dia, semana, mês ou ano. Quais são os tipos de carga máquina?

 


Carga máquina de produção e usinagem


Carga máquina mecânica ou reativa


Carga máquina total ou efetiva


Carga máquina elétrica ou total


Carga máquina de usinagem e polimento

Medir o quanto o sistema de manufatura é produtivo, reflete o quanto é importante o estudo de tempos e métodos como uma das ferramentas gerenciais de apoio à identificação de pontos críticos e de estrangulamento na fábrica, ou seja, de gargalos. Nesse sentido, o estudo de tempos nos permite:

 


Fazer a junção de variáveis do processo em um só processo de maneira que ele fique estático, com isso, há uma melhora no registro dos tempos de produção.


Desmembrar os métodos de trabalho do operador-máquina de maneira que ele fique estático, com isso, há uma melhora no registro dos tempos de produção.


Fazer a junção de variáveis do processo em um só processo de maneira que ele fique dinâmico, com isso, há uma piora no registro dos tempos de produção.


Olhar, anotar e verificar o processo somente da máquina fora do processo, ou seja, parada de maneira que ela fique estática, com isso, há uma melhora no registro dos tempos de produção.


Reavaliar e adequar os métodos de trabalho de modo a incrementar a eficiência e a padronização das atividades realizadas nas operações.

Páginas: 1234